Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SONGAI

   O império Songai foi bastante original quanto a organização política e administrativa. A centralização do poder o diferenciava do sistema político vigente nos impérios de Gana e Mali.Os funcionários do governo central formavam o conselho, que discutia sobre os problemas do império.
   No século XII Gao tornou-se a capital de Songai. Por sua posição geográfica as margens do Niger, transformou-se em um grande mercado uma região privilegiada para os intercâmbios comerciais. A moeda usada eram conchas chamadas de cauris.
   Entre os séculos XV e XVI, a religião predominante em Songai não foi a Islâmica. Grande parte dos povos dos impérios, principalmente os que viviam no campo, permaneceu ligada asa crenças tradicionais.

RIVALIDADES EXTERNAS 
   O império Songai alcançou o apogeu no final do século XV, quando conquistou varias cidades do Mali. Seu governo aperfeiçoou a arrecadação de impostos e reorganizou o exército, incorporando prisioneiros e escravos como soldados. Praticava o comércio de escravos e ouro.
   No final do século XVI, Songai foi derrotado pelo Marrocos.

 OUTRAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA ÁFRICA
   De maneira geral, as sociedades africanas foram caracterizadas pelas relações de parentesco e pela fidelidade aos lideres.
   Os nômades viviam nas áreas de florestas ou nas savanas, obtendo aumento por meio da caça, pesca, coleta. Os seminômades praticavam a agricultura por meio do trabalho coletivo. Esses grupos eram poucos numerosos e reconheciam a autoridades de seu membros, quase sempre aquele que em diferentes situações da vida demostravam sabedoria.

A VIDA NAS ALDEIAS 
   Além dos impérios, também havia povos africanos que viviam em aldeias. Na Africa central, por exemplo, próximo ao rio congo, viviam os bantos, que ao longo dos seculos realizavam sucessivas migrações, ocupando mais da metade do continente. Eles povoaram terras que estavam disponíveis e misturaram-se a grupos nômades, divulgaram a criação de animais e a metalurgia. Das florestas retiravam tudo que necessitavam.
 CONTATOS E ALIANÇAS 
   O contato entre as diferentes aldeias era feito pelo comercio ou pelos casamentos. Quando havia interesses em comum, as aldeias se uniram e formavam confederações.
   Ao se casar com varias mulheres, o chefe fazia aliança com diferentes famílias e garantia muitos descendentes.

   TRADIÇÕES 
   A relação dos africanos com o mundo espiritual se refletia no dia dia das aldeias. Os fenômenos eram explicados pela ação de forças sobrenaturais. Assim os sacerdotes tinham grande importância social e politica. Eles realizavam os rituais no quais eram feitas consultas e previsões para orientar as decisões dos chefes e a vida de toda a comunidade. 
   Na maioria das sociedades africanas as historias eram contadas oralmente.

--> MALI <--

      Não se sabe ao certo a origem do império Mali.Sabe-se que seu fundador foi Sundiata,ou Mari Djata , o "Leão do Mali".
     Sundiata ficou conhecido por respeitar a os costumes e tradições das províncias que conquistou.Sua administração flexível fez com que o Império se parecesse mais com uma federação de reinos do que com uma organização unitária.A segurança das pessoas era garantida por um exército que se manteve invencível por muito tempo.
   
ECONOMIA MALI
O império Mali superou Gana em extensão e poder,fazendo novos contatos comerciais com povos do norte da África.Os vários rios da região sobretudo o Níger,facilitavam o transporte de mercadorias, sendo as principais o ouro e a noz-de-cola.No império Mali,a economia era baseada no comércio de ouro,mas também na agricultura e criação de animais.
     O governo cobrava impostos da população em forma de produtos ou serviços.
      Tombuctu era uma das principais cidades desse império.Importante centro comercial e cultural.Ela fazia parte da rota das caravanas que atravessava o deserto do Saara .
      Em fins do século XIV  Mali sofreu sucessivos ataques externos que o enfraqueceram.No século XV,seus governantes fizeram aliança política e militar com os portugueses, recém chegados da África.No entanto isso não interrompeu o processo de enfraquecimento do império.

# GANA

   Esse reino se formou por meio da aglomeração de vários conjuntos de vilarejos. Gana era o título usado pelos reis; significa "chefe de gerra".
   Em gana os domínios das terras e a imposição de uma cultura não era a maior prioridade, oque tornava o reino poderoso era a quantidade de pessoas sob seu controle.
   A localização geográfica de Gana favoreceu o controle sobre as mais importantes rotas comerciais da África ocidental. Lá se desenvolveram o cultivo de cereais e a mineração de ouro. O governo e a nobreza enriqueceram com os impostos cobrados de comerciantes, artesãos e agricultores. O rei vestia túnica sempre acompanhada de um gorro bordado de ouro e se enfeitava com colares e pulseiras. Os arreios dos cavalos e as coleiras dos cachorros também eram feitas de ouro.
   O povo vivia em cabanas redondas feitas de barro, enquanto os nobres e altos funcionários públicos viviam em grandes casas de pedra.

RIVALIDADES COM OUTROS
   Mesmo com um exército composto de guerreiros, soldados, cavaleiros e arqueiros, ele foi derrotado pelos almorávidas. O reino Gana até conseguiu reconquistar sua independência, mas, ela já estava destruída.

--> OS INCAS <--

   O povo Inca ocupavam uma extensa faixa de terra da América do sul, hoje se situam no Peru, Bolívia, Equador, Argentina, Chile e Colômbia. Por volta do século XII eles fundaram a capital Cuzco.
   Organizaram um império onde  governante era considerado filho do Deus Sol.Seu transporte e comunicação eram bastante desenvolvidos. Uma ampla rede de estradas e um eficiente sistema de correio facilitavam o controle do imperador.
 
ECONOMIA INCA
   Os Incas desenvolveram uma técnica de agricultura em terraços: na terra árida "esculpiam'" degraus,nos quais plantavam milho, feijão, batata, pimenta, abacate, tomate, amendoim, abóbora, algodão e outros produtos. Para irrigar o solo construíam canais que traziam água que escorriam das geleiras andinas.
   Criavam alpacas, lhamas, vicunhas, cuja a lã era utilizada na produção de tecidos, ponchos, xales e tapetes. Para o artesanato eles usavam couro, cerâmica, madeira, ouro, prata, cobre e bronze e ainda não conheciam o ferro.
   Nos territórios em que o povo desenvolvia a agricultura e a criação de animais, uma parte da terra e dos rebanhos pertencia ao deus sol.Em troca o povo recebia roupas e alimentos.
   A população era composta por nobres, sacerdotes, militares, funcionários públicos, artesãos, camponeses e escravos.

 CULTURA INCA

  Eles eram politeístas mais os principais deuses eram sole Wiracocha. Raramente faziam sacrifícios humanos era mais comum o de animais.Os incas desenvolveram uma escrita muito original: os quipos palavra que significa nó em inca. Eles iam fazendo nós em cordas e assim era sua escrita.

 



ENFRAQUECIMENTO POLÍTICO
  Em 1532 os espanhóis, atacaram e saquearam os territórios incas aproveitando-se da disputa entre os irmãos Atahualpa e Huáscar. O primeiro apoiado por diferentes setores da cidade,assassinou seu irmão  e tomou o pode.Divididos por essas lutas interna os incas tiveram dificuldades para enfrentar os conquistadores.

OS ASTECAS

Os astecas chegaram ao vale do México por volta do século XVI, vindo de Aztlán. Eles habitavam            pequenas ilhas da região e construíam plataformas ligadas umas as outras. Lá fundaram sua capital       Tenochtitlán, que encantou os espanhóis com sua beleza e seus planejamentos.
      Os astecas praticavam agricultura em solos pantanosos, aproveitando o excesso de água para irrigar as áreas secas . plantavam pimenta e baunilha, tabaco, algodão, milho, cereais, tomate e plantas oleaginosas. Seu comércio era bastante desenvolvido - nos mercados vendiam e compravam produtos agrícolas, armas, colares, joias e escravos. Como moeda utilizavam sementes de cacau.
   Desconheciam o ferro e produziam peças artesanais como: cobre, bronze, ouro, prata, sisal, plumas coloridas, e corante colorido.
    A sociedade asteca era composta por: sacerdotes, nobres, militares, comerciantes, artesãos e camponeses, havia também os escravos.

         CULTURA ASTECA 
    Os asteca eram politeístas praticavam sacrifícios humanos, pois acreditavam que ao oferecer vida aos deuses evitaria que o mundo acabasse .Acreditavam também que ao cremar os mortos eles iriam ao paraíso.
    Na arquitetura asteca construíram praças, edifícios, templos,mercados e casas .
    O calendário asteca era bem diferente pois havia um calendário solar com 18 meses  cada mes e  20 dias comuns e 5 dias nefasto que temiam do mundo acabar
                     
ENFRAQUECIMENTO POLÍTICO
    Os astecas eram governados pelo imperador Montezuma quando , em 1519, os espanhóis chegaram, liderados por Hernán Cortéz , os astecas pensaram que era o deus Quetzalcóatl que chegaria pelo mar
    No entanto, ao perceberem que se tratava de uma invasão, os astecas iniciaram a guerra . Armas de fogo e cavalos -desconhecidos por eles e o contágio de doenças como varíola e gripe contribuíram para a vitória espanhola. Hernán Cortéz sequestrou Montezuma , então Montezuma estava morto e seu povo, destruído.

# OS MAIAS

   O povo maias habitava territórios hoje situados no México, Belize, Guatemala, El Salvador e Honduras.
   Ao longo do processo de sedentarização, os maias aprenderam a agricultura, embora mantivessem a caça e a pesca. Desenvolveram sistemas de irrigação, levando o excesso de água das regiões pantanosas para áreas mais secas. Cultivavam milho, feijão, abóbora,, tomate, algodão, cacau, batata, tabaco e pimenta e praticavam comércio com povos vizinhos. Criavam animais de pequeno porte, como perus, cães e patos; não tinham cavalos, bois, carneiros, porcos e cabras. Confeccionavam peças de cerâmica com barro dos pântanos; faziam joias, armas e estatuetas de ouro, cobre e pedras preciosas; não conheciam o ferro, o arado e a roda.
   Organizaram cidades-estado independentes  entre si, cada uma com seu próprio governo, exército, leis e economia. Os reis das cidades maias eram muito poderosos, dirigiam a política interna e externa e eram auxiliados por um Conselho de Estado.

SOCIEDADE MAIA
   A sociedade maia era composta de nobres, sacerdotes, funcionários públicos, artesãos, comerciantes, camponeses e poucos escravos. Os camponeses pagavam impostos e eram obrigados a construir obras públicas.

CULTURA MAIA
   Sua arquitetura caracterizou-se pela construção de templos, pirâmides e sistemas de irrigação. Criavam um calendário solar e um sistema de escrita hierogrífica e ideográfica.
   A religião maia era politeístas e os deuses representavam forças da natureza. Eles realizavam jejuns, preces, danças rituais e sacrifícios humanos. Acreditavam na imortalidade da alma e enterravam seus corpos dentro das casas. As cerimônias eram feitas no alto das pirâmides e eram assistidas do chão.

ENFRAQUECIMENTO POLÍTICO
   Antes da conquista europeia, a sociedade maia já estava enfraquecida, talvez pela falta de unidade política e pelas rivalidades entre as cidades-Estado. A situação foi agravada por furacões, epidemias, empobrecimento da população e enfraquecimento das crenças. Apenas a península de lucatán escapou a esse declínio.

OS MARAJOARAS*

   Algumas sociedades indígenas produtoras desenvolveram-se na região amazônica, entre elas o povo marajoara, na ilha de Marajó, no Pará. Sua característica marcante era a produção de peças sofisticadas de cerâmica - jarros, urnas funerárias, estatuetas e outros objetos. A complexidade de tais peças indica que eram sociedades com agricultura desenvolvida, diferenças sociais, crenças politeístas e governo organizado.    As pesquisas arqueológicas ainda são muito recentes, mais se sabe que os Marajoaras construíam morros artificiais para evitar as enchentes e neles erguiam as moradias dos membros das camadas sociais privilegiadas.Por meio de escavações nesses morros e em muitas sepulturas encontradas, há indícios de aldeias e mesmo de cidades que se formaram ao longo dos rios da região.
   As causas do desaparecimento dos povos marajoaras não são conhecidas.Espera-se que as atuais pesquisas possam trazer mais informações sobre essa sociedade que influenciou a cultura dos povos do Brasil pré-histórico.

# ATIVIDADE - A CIDADANIA PELAS ONDAS DA INTERNET - COM RESPOSTA

Qual a importância das redes sociais no sentido de estimular e possibilitar uma atitude mais cidadã da população brasileira? A pergunta foi suscitada durante mesa redonda realizada durante a 63ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Goiânia.E para responder essa questão foram convidados os pesquisadores Christiana Soares de Freitas, da UnB (Universidade de Brasília); Marcus Abílio Gomes Pereira, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); além do jornalista Bernardo Esteves Gonçalves da Costa, da revista Piauí.Na opinião de Abílio, antes de se pensar na cidadania dentro das redes sociais, é preciso se pensar na democracia.E a democracia, para ele, é um conceito ainda em aberto e em constante mudança. “Precisamos buscar a ampliação dos espaços de participação política e a internet é um desses espaços de ampliação”, pontuou.O professor da UFMG ressaltou também a importância das redes sociais na mobilização dos povos, citando alguns exemplos mundiais. Entre eles os conflitos recentes na Líbia e em vários outros países do Oriente Médio.Para ele, pode-se dizer que grande parte da mobilização social se deu por influência das redes sociais. “Foram elas que mostraram para o restante do mundo o que estava acontecendo em tempo real, coisa que as agências de notícias algumas vezes não conseguiram”.Exemplos de mobilização que se iniciaram por meio da internet também ocorrem no Brasil, e cada vez com mais frequência, segundo Costa.Rede de disseminação. O jornalista ilustrou sua fala exibindo cenas de diversas manifestações que começaram nas páginas de relacionamento social, como orkut e facebook. Uma delas foi a Marcha da Liberdade, que contou com a participação simultânea de muitas cidades brasileiras.Para os debatedores, as redes sociais atuam como disseminadoras de ideias e mobilizam pessoas em diferentes locais, mas com ideais parecidos.Pereira ressaltou que é preciso estar atento para que o virtual não substitua o real. Ele lembrou ainda que, muito antes da internet, já existiam movimentos sociais.Entretanto, para o professor, não há como ignorar que essa nova ferramenta de mobilização serviu para potencializar e divulgar essas ações.Mas por que cada vez mais se usa as redes sociais como local de discussão e divulgação de ideias?A resposta foi que, com a dimensão dos espaços dentro da internet, houve uma diminuição dos custos de ação. “É bem mais barato montar um site ou um blog do que criar um programa de televisão. Isso cria um canal direto com o público”, destacou o pesquisador.Apesar dos inúmeros benefícios das redes sociais para a formação de cidadãos mais dinâmicos e atuantes, ainda é preciso pensar na exclusão digital.A professora e arquiteta Angélica Benatti Alvim, presente na mesa redonda, destacou que esses elementos precisam ser utilizados para o bem coletivo.“As rede sociais são importantes para a propagação das políticas públicas do país, por isso é fundamental saber utilizar essas ferramentas para beneficiar a todos”.Em sua intervenção, Christiana afirmou que não é só a “máquina” que caracteriza o processo de inclusão digital.“Para a pessoa estar incluída de fato, ela precisa ter um acesso direcionado e um conhecimento prévio do assunto, para conseguir acessar os sites e adquirir conteúdo de qualidade”.A professora da UnB ressaltou ainda que as novas tecnologias são importantíssimas ao possibilitar a formação de uma consciência política.

Atividade

  1. Você ou as pessoas com quem mora usam internet? Qual a experiência que você tem em acessar a rede? Sim, a experiencia é boa porque temos vários jogos, sites que nos trazem lazer RESPOSTA PESSOAL

2. Como o uso da internet pode facilitar o dia as dia das pessoas?
Com a circulação de notícias, divulgação de informações e conhecimentos, fazer e acessar sites ou blogs, acessar a redes sociais e se comunicar com as pessoas.

3. Pelo que foi discutido pelos pesquisadores, a internet é importante para a democracia de um país? Explique.  Sim, as redes sociais são importantes para a propagação das políticas públicas do país, por isso é fundamental saber utilizar essas ferramentas para beneficiar a todos.

4. A pesquisadora Cristina afirmou que o processo de inclusão digital não significa penas ter máquina (o computador).
a. O que significa "inclusão social" ?
 Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços.

b. Escreva o que, na sua opinião, é necessário  para que haja inclusão digital de todos os cidadãos de um país. Juntar todos aqueles que são necessitados para que tenham acesso e repetir varias vezes essa ação. RESPOSTA PESSOAL

5. Dê um exemplo de como a internet pode ajudar a construir a democracia em um país.
A internet informam o cidadão sobre as participações políticas e convidam a participar de de decisões que afetam o país.

OS JESUÍTAS NO BRASIL

    A fundação da cidade de São Paulo foi uma obra de missionários jesuítas , chegados ao Brasil em 1549 , na armada do governado geral .
   Esses missionários pertenciam a Companhia de Jesus ,ordem religiosa criada por Inácio Loyola , um nobre espanhol, e reconhecido pelo papa espanhol, e reconhecido pelo papa Paulo III em 1540 .
   Organizada nos moldes da instituição militar , a Companhia de Jesus caracterizava-se por sua hierarquia e pelo o apurado senso de disciplina que conduzia a vida de seus integrantes , via de regras de instrução acima da média .
    Os jesuítas tiveram dois principais campos de atuação : na Europa , dedicaram-se a educação , fundando algumas das principais escolas e universidades , na América e na Ásia , preocupando-se em difundir a doutrina, cristã , numa resposta a crise vivida pela Igreja em consequência da reforma.
     Quando chegaram a América , portanto os jesuítas vivem um contexto de consolidação de uma Igreja reformada , nova , que tem no, NOVO MUNDO e na sua população nativa um vasto campo missionário.
 

--> CONTRARREFORMA: RESPOSTA DA IGREJA CATÓLICA <--

     O surgimento das novas religiões fez com que a igreja perdesse muitos fieis.Como reação a igreja organizou a Contrarreforma.Esse movimento foi um desejo já antigo de muitos clérigos e leigos católicos.A Reforma não pode ser encarada somente come resposta ao surgimento das novas religiões.Suas origens remontam ao período do pré-Reforma protestante.
      Em 1545,sob liderança do papa Pulo III, membros do clero se reuniram no Concílio de Trento com o objetivo de discutir os problemas enfrentados pela igreja.Era preciso livrá-la da corrupção, reafirmar seus dogmas,combater as heresias e divulgar a religião Católica.Com isso a igreja pretendia recuperar a a confiança dos fiéis.Várias decisões foram aprovadas entre elas estão:
       - O fim da venda de indulgências e relíquias;
       - A reorganização da Inquisição,com a reforma novos Tribunais do Santo Ofício para jugar e condenar hereges;
       - A divulgação do Índex ( LISTA DE LIVROS CUJA A LEITURA ERA PROIBIDA PARA OS CATÓLICOS POR CONTER IDEIAS CONTRÁRIAS AOS DOGMAS DA IGREJA);
      -A obediência ao papa como chefe máximo do catolicismo;
      - A continuidade ao celibato clerical e do culto aos santos e á  Virgem Maria;
      - A atuação dos padres JESUÍTAS  como divulgadores do catolicismo;
    O sucesso da Contrarreforma foi significativo e ajudou a igreja a se reorganizar mas não evitou o crescimento das outras religiões .A convivência entre os seguidores de diversas religiões não foi pacifica.Entre os séculos XVI e XVIII,os Católicos ,Luteranos,Calvinistas,Anglicanos,Muçulmanos e judeus se consideravam inimigos e envolviam-se em guerras e perseguições religiosas na Europa e na América.

CONFLITO ENTRE CAMPONESES E NOBRES

        Mais de 100 mil camponeses foram mortos entre 1524 e 1525 nos conflitos com os nobres do Sacro Império Romano - Germânico . O ex padre católico Tomas Munzer, nascido na Saxônia , aderia a reforma protestante , mas afastou-se em 1521 , por discordar de algumas posições de Lutero . Alguns anos depois liderou milhares de camponeses em uma revolta contra as exploração impostas pela nobreza .
O confronto culminou , em 1525 , com a derrota dos homens de Munzer massacrados pelo exercito dos nobres.
   Depois da batalha , entraram no burgo , ocuparam-no e fizeram 300 prisioneiro que foram decapitados .Mas Tomas (...) fugira ... e sem dúvida teria podido escapar ... se Deus não tivesse querido que fosse apanhado... (...), compareceu perante os príncipes ... respondeu com frieza ...Mas o nobre não deixou triunfar e provou-lhe pela escritura que deve respeitar os poderosos de terra , que Deus proíbe a revolta e que sobretudo não pode um cristão se vingar , mesmo que seja vítima duma iniquidade. A isto o miserável (...) Munzer não soube responder . Então apertaram-lhe as cordas das mãos e ele pós-se a gritar. Então o duque disse: "Tomás, isto faz-te sofrer, mas mais sofreram as pobres gentes quando tivemos de trapassá-las com as lanças, porque tu as levavas à perdição".

# AS CRÍTICAS AOS PROTESTANTES NO SÉCULO XVI

   Embora as críticas à riqueza, ao poder da Igreja católica e ao comportamento do clero tenham levado ao surgimento das igrejas reformadas, o século XVI também foi marcado por muitas críticas e luteranos, calvinistas e anglicanos.
   Lutero ficou ao lado nos nobres do Sacro Império Romano-Germânico  durante uma violenta rebelião na qual os camponeses, que exigiam parte das terras dos senhores feudais, foram condenados à morte. Ao afirmar que era preciso matar todos os rebeldes para que o mau exemplo não se espalhasse, despertou grande antipatia.
   Havia calvinistas que condenavam à morte acusados de praticar heresias, feitiçarias, traição conjugal e perseguiam, torturavam e matavam os católicos e outros protestantes que não aceitassem o anglicanismo na Inglaterra.
   As igrejas reformadas foram criticadas também porque muitos nobres se converteram ás novas religiões por interesses econômicos e os burgueses pelo fato de não condenarem o comércio, os lucros e a usura. Os monarcas europeus impuseram sua crença ao povo e usaram as reformas religiosas para concentrar poder político.

--> COMPARAÇÕES COM CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO CATÓLICA E DAS PRINCIPAIS RELIGIÕES PROTESTANTES <--

 As  características serão Colocadas Respectivamente na ordem abaixo:
Igrejas : Católica ,Luterana, Calvinista ,Anglicana
Fundador : Jesus Cristo,Martinho Lutero,João Calvino,Rei Henrique VIII
Local de Fundação : Antiga Palestina,Sacro Império Romano-Germânico,Suíça,,Inglaterra
Sacramentos  
Igreja católica: Batismo, eucaristia, crisma, confissão, matrimônio, sacerdócio, unção dos doentes.
Luterana : Batismo, eucaristia
Calvinista : Batismo, eucaristia
Anglicana : Batismo, eucaristia
Forma de obter a Salvação da alma : Por meio da fé e das boas obras, Por meio da fé, Por meio da predestinação absoluta ,Por meio da fé.
Chefe Religioso : Papa, Não há, Não há, Monarca.
Celibato clerical   : Obrigatório, Não há, Não há, Não há.
Principal livro sagrado: Ambas são a Bíblia.
Opinião sobre comércio e usura : Condenava tais práticas, Valorizavam tais práticas, Valorizavam tais práticas, Valorizavam tais práticas.


ANGLICANISMO

   Na Inglaterra , as ideias reformistas deram origem  a religião anglicana
       O rei Henrique VIII, aproveitando-se das crenças críticas a Igreja católica e do surgimento das igrejas protestantes, rompeu com o papa 1534.
 Aparentemente , suas razões foram pessoais, como divorciar-se com Catarina Aragão , para se casar com Ana Bolena . Como no catolicismo não havia divorcio, ele criou o anglicanismo cujo os seguidores podiam se casar e divorciar-se .
      Além dessas razões pessoais ,Henrique VIII tinha razões politicas e econômicas para enfrentar a Igreja católica . Interessado em aumentar seu poder confiscou terras da Igreja para doar aos nobres , queria também reforçar a aliança com a burguesia ,fazendo assim uma religião que não condenava as práticas de usura e lucro .
    Até hoje o Anglicanismo é a religião majoritária na Inglaterra .Manteve o batismo e a eucaristia como sacramentos únicos , a importância do estudo da bíblia .Manteve o luxo e a ostentação  dos templos e das cerimonias e a existência de um chefe máximo da religião: o próprio rei ou rainha.
 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CALVINISMO

Aos poucos , as ideias de Lutero foram seguidas em outros lugares da Europa .
      Na França governada por um rei seguidor do catolicismo , a Igreja católica exercia grande influencia e os simpatizantes do luteranismo foram brutalmente perseguidos . João calvino foi um deles.
Para fugir a essa perseguição , refugiou-se em Genebra ( SUÍÇA) em 1536 ,onde fundou a RELIGIÃO CALVINISTA.
  A exemplo  do luteranismo , o  calvinismo manteve o batismo e a eucaristia como sacramentos mas não obtinha mais a chefe religioso e permissão para casamento de pastores , a abolição do culto aos santos .
    Calvino , diferente de Lutero ,acreditava que cabia a Deus escolher os que tinham fé , e consequente mente iriam para o céu . Essa ideia era chamada de predestinação absoluta , ou seja o destino de cada um estava definido .
   Muitos burgueses adotaram a ideia de Calvino , para a quem o enriquecimento  obtido pela prática  da usura e pelo esforço e trabalho individual era sinal da bondade de DEUS .O comportamento dos fiéis era amplamente influenciado pela religião dedicava-se quase exclusivamente ao trabalho , buscando enriquecer e glorificar a Deus. Ir á festas, divertir-se em jogos ,ter vaidade era um pecado grave pois afastavam as pessoas de Deus e de suas obrigações.

# LUTERANISMO

   Lutero foi considerado inimigo da Igreja católica e, em 1520, foi excomungado pelo papa Leão X. Fundou nova religião também baseada nos ensinamentos de Cristo e na crença de que ele era filho de Deus e o salvador dos homens.
   A religião luterana defende que a salvação da alma e obtida pela fé, que deve ser fortalecida pelo o escudo da Bíblia. Assim, tornou-se necessário traduzi-la para as línguas nacionais, pois até aquela época somente o clero tinham acesso à leitura da Bíblia, escrita em latim. 
   Entre os líderes da Igreja luterana (denominados pastores), não há um chefe religioso com poder equivalente ao papa católico. No luteranismo, os pastores podem se casar e ter filhos. O culto aos santos não é praticado, pois se considera desnecessário haver "mensageiros" entre as pessoas e Deus.
   O sacramento é uma forma de se aproximar de Deus e receber suas bênçãos. Ele marca a fé e obediência a Deus. A igreja luterana tem  dois sacramentos: batismo e eucaristia.
   A igreja teve como seguidores os camponeses, nobres e burgueses, pois estavam sendo esplorados e descontentes com a Igreja católica.

--> AS NOVAS IGREJAS REFORMADAS <--

    No século XVI as críticas á igreja católica resultaram na formação de novas religiões cristãs na Europa, processo conhecido como Reforma Religiosa.
    Em 1517 ,na cidade de Wittenberg, localizada no Sacro Império Romano-Germânico, o monge católico Martinho Lutero escreveu um documento com 95 críticas aos comportamentos do clero e colou esses manuscritos na porta da catedral da cidade,para que a população tomasse conhecimento de suas ideias.

ALGUMAS DAS 95 TESES DE LUTERO

Tese 6: O papa não pode perdoar dívida, senão declarar e confirmar aquilo que já foi perdoado por Deus, ou então o faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezarmos, a dívida em absoluto deixaria de ser anulada ou perdoada.(...)
Tese 23: Verdade é que se houver qualquer perdão plenário das penas, este apenas será dado aos mais perfeitos, que são muito poucos.(...)
Tese 27: Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma de vai do purgatório.(...)
Tese 71: quem levanta a sua voz contra a verdade das indulgências papais é excomungado e maldito.
Tese 86: Porque o papa, cuja afortuna é maior do que a de qualquer Creso, não prefere construir a Basília de São Pedro de seu próprio bolso em vez de o fazer com o dinheiro de cristãos pobres? (...)
Tese 92: Fora, pois, com todos esses pregadores que dizem á Igreja de Cristo: Paz! Paz! Sem que haja paz! (...)

# O CLERO NÃO SEGUIA OQUE PREGAVA

No catolicismo, os membros do clero devem adotar ao celibato - dedicar sua vida a Deus e à comunidade, o que os impede de formar sua própria família. Na Idade Média, a Igreja considerava o comércio uma atividade desonrosa, criticava o lucro e condenava a prática de usura (a cobrança de juros sobre os empréstimos). Assim, os burgueses - comerciantes, banqueiros e financistas - eram considerados pessoas indignas e pecadoras. Mas parte dos membros do clero não seguiam oque pregava. Havia casos que clérigos que mantinham romances secretos e tinham filhos; e, como vimos, a própria Igreja acumulava e ostentava muitas riquezas. A profunda diferença entre oque o clero defendia e oque muitos de seus membros praticavam desapontou católicos e pessoas do próprio clero, que desejavam que a Igreja católica seguisse os princípios de justiça, solidariedade, humildade.

--> A OSTENTAÇÃO DA RIQUEZA ABALA A IGREJA CATÓLICA <--

      Na idade Média,a igreja católica cobrava impostos dos servoas que trabalhavam em seus feudos e o dízimo dos fiéis.Muitos dos membros do clero, em especial papas e bispos, uasavam a fé dos fiéis para adquirir bens e riquezas. Eles negociavam cargos na igreja com os nobres,vendiam água benta aos fiéis,comercializavam relíquias ditas sagradas como: chumaços de cabelo de santos,retalhos de túnicas dos apóstolos,gotas de leite de Maria,mãe de jesus,farpas de cruz de Cristo.De tempos em tempos o papa permitia a venda de perdão para os pecados.
    Muitas igrejas construídas e decoradas com materiais nobres transmitiam essa imagem de riqueza e poder.


AS REFORMAS RELIGIOSAS

    O renascimento, as navegações, o absolutismo monárquico, o mercantilismo e o colonialismo fizeram parte das amplas transformações ocorridas na Europa entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. O intercambio de povos e culturas ampliaram o consumo de produtos e promoveu o enriquecimento dos Estados Modernos. Alguns religiosos questionaram as teorias da igreja católica.
     Surgiram novas religiões ao longo do tempo, pelas pessoas chamadas protestantes ou reformadas. Elas pretendiam orientar-se diretamente pelos ensinamentos contidos na Bíblia e propunham "reformas" na Igreja católica, protestando contra dogmas, sacramentos e rituais e também contra os abusos praticados por alguns setores do clero.


# INTERPRETAR FONTE HISTÓRICA NÃO VERBAL: PINTURA

   As pinturas representam uma forma de expressão artística dos seres humanos. Pode ser um sentimento (agradável ou não), uma reflexão, uma homenagem, uma brincadeira ou "provocação" etc. Os artistas usam tintas e e um suporte - que pode ser tela, madeira, pergaminho, parede de pedra ou alvenaria - para criar uma imagem e transmitir uma mensagem.
 
Ao fazer uma pintura, o artista geralmente se inspira em temas relacionados ao seu contexto histórico atual ou passados. Por isso as pinturas são consideradas como fontes históricas, pois revelam importantes informações sobre a vida social, cultural, política e econômica.da época em que foram produzidas.


--> AVANÇOS CIENTÍFICOS <--

     Embora a Inquisição pressionasse os cientistas, ela não  impediu o desenvolvimento científico e tecnológico da Europa no período.
     A publicação de livros na Europa passou por uma revolução em meados do século XV, quando  o alemão Johann Gutenberg e outros sócios de sua empresa desenvolveram a montagem de uma prensa aperfeiçoada , que culminou com a impressão tipográfica e a origem da imprensa.
     A impressão tipográfica de livros barateou os custos da produção literária e facilitou a circulação de ideias e de conhecimentos.No entanto uma parte da sociedade estava excluída do universo da leitura por não ser alfabetizada e não ter dinheiro para comprar livros.

A TEORIA HELIOCÊNTRICA

   Aprofundando estudos realizados por outros cientistas , Galileu Galilei comprovou a teoria de que a Terra girava em torno do Sol , centro do universo . O heliocentrismo chocou-se com a teoria da Igreja católica que a Terra era o centro do universo (TEORIA GEOCÊNTRICA) .
   Galileu foi acusado de heresia pela a inquisição . Temendo que acontecesse a mesma coisa que aconteceu com Giordano Bruno ,que em 1600 morrera na fogueira por defender o heliocentrismo , Galileu negou publicamente sua teoria e escapou da morte na fogueira.





# OS CIENTISTAS DESAFIAM A IGREJA COTÓLICA

   Durante o Renascimento cultural, a Europa viveu uma intensa revolução científica. A valorização do racionalismo estimulou inúmeros estudos de Matemática, Física, Geometria, Astronomia, Geografia, Anatomia e outros campos do saber. A observação da natureza levantava muitas dúvidas sobre suas leis e
seu funcionamento. As respostas eram dadas após
pesquisas e experimentos, que originavam novas
teorias. Uma contribuição significativa às ciências foi dada pelo italiano Galileu Galilei (1564-1642), que se dedicou à Física e a Astronomia e foi responsável por invenções como o telescópio e o termômetro.

# CAÇA ÀS BRUXAS

Durante o início do período moderno da história da Europa, milhares de pessoas, em sua maior parte mulheres, foram processadas pelo crime de bruxaria., Aproximadamente metade desses indivíduos foram executados, de modo geral, pelo fogo.Alguns julgamentos por bruxaria tiveram lugar nos vários tribunais eclesiásticos da Europa (instituições que desempenhavam importante papel na regulamentação da vida moral e religiosa dos Europeus durante a idade Média e o início do período moderno).Após 1550, os processos foram conduzidos nos tribunais seculares (tribunais dos reinos, condados e cidades).Em algumas jurisdições, houve muito poucos julgamentos, se é que houve, enquanto que, em outras, várias pessoas foram processadas no curso de três séculos.

A IGREJA PEDIU DESCULPAS A GALILEU

    EM JUNHO DE 1994 , PASSADOS MAIS DE QUATRO SÉCULOS DO JULGAMENTO DE GALILEU . A IGREJA PEDIU DESCULPAS . UMA REPOTAGEM  INTITULADA A HORA DE ASSUMIR PUBLICADA PELA VEJA EM  22 DE JUNHO DE 1994, A NOTÍCIA A PROPOSTA DO PAPA JOÃO PAULO II PARA QUE A IGREJA PENSASSE MELHOR SOBRE OS ASPECTOS OBSCUROS  DA SUA HISTÓRIA , RECONHECENDO OS ERROS COMETIDOS POR SEUS HOMENS EM SEU NOME . O PAPA EXIGIU A TAMBÉM A REVISÃO DO PROCESSO CONTRA GALILEU , ADMITINDO  QUE O CLERO DA ÉPOCA ERROU AO JULGAR GALILEU . SEGUNDO O PAPA SÓ O RECONHECIMENTO CORAJOSO DAS CULPAS E OMISSÕES DE QUE SE TORNARAM RESPONSÁVEIS OS CRISTÃOS PODEM DAR IMPULSO  A NOVA EVANGELIZAÇÃO E TORNA MAIS FÁCIL O CAMINHO DA UNIÃO .

--> O COMBATE ÀS HERESIAS <--

  A Igreja Católica procurava reforçar sua autoridade espiritual sobre a sociedade europeia combatendo práticas e ideias que contrariassem seu princípios e doutrinas religiosas.Aos olhos da igreja ,os cristãos deveriam aceitar e reconhecer as verdades estabelecidas por ela.Questionar a Igreja era considerado como heresia.
     Eram consideradas Heresias as ideias, pesquisas e as atitudes contrárias ás  verdades e regras impostas pela igreja. Pessoas com hábitos incomuns como ter um gato ou saber preparar remédios caseiros, eram considerados feiticeiros e hereges.
      Os suspeitos eram jugados pelo Tribunal do Santo Ofício e poderia ser punido com: jejum,doação de bens á igreja , prisão ,pena de morte. A condenação mais severa era a morte na fogueira.Alguns monarcas usavam o tribunal para condenar opositores políticos e contra judeus e muçulmanos.Em Portugal,os reis condenavam o confisco de bens de judeus que se convertiam ao cristianismo.
 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

# A GENIALIDADE DE LEONARDO DA VINCI (1452-1519)

O exemplo de Leonardo da Vinci, um dos principais representantes do Renascimento cultural, talvez seja um dos mais expressivos para demonstrar a crença no racionalismo e a sede de conhecimento dos renascentistas.

Para ele, "aprender é a única coisa de que a mente nunca cansa, nunca tem medo, nunca se arrepende". Fiel a este princípio, Da Vinci foi pintor, inventor, arquiteto, matemático, astrônomo, botânico, anatomista, dando-nos a ideia do modelo de homem que se buscava na época: um sábio. Como inventor, ele criou o esboço de máquinas e equipamentos que apenas muitos séculos depois tiveram condições técnicas de serem construídos. Aplicava seu conhecimento científico no aperfeiçoamento de suas obras, como, por exemplo, o sfumato, técnica do claro-escuro utilizada na obra Mona Lisa, pintura feita entre 1502 e 1505.

 





FLORENÇA DOS MÉDICIS

    Nenhuma cidade do ocidente, até os nossos dias, atraiu tantos gênios e homens extraordinariamente dotados par ciências e as artes em geral como Florença fez entre os anos de 1450 e 1650. Foram arquitetos, pintores, escritores, músicos , poetas, literatos, bibliófilos, cientistas, astrônomos, urbanistas, médicos, pessoas ligadas à sensibilidade e ao engenho.
    Durante aqueles dois séculos luminares para a história das artes, a Florença dos Médicis tornou-se uma autentica colmeia produzindo obras-primas sem cessar. Ninguém do renascimento teve percepção tão clara de que a  verdadeira imortalidade pode ser alcançada pelas artes como Lourenço, o Magnífico (1449-1492); daí ele quase ter levado os empreendimentos financeiros à breca, tamanho o envolvimento dele com as questões culturais e intelectuais do seu tempo. 
    O dinheiro que eles investiram na arquitetura da cidade e no apoio aos pintores e escultores que pra lá foram atraídos fz om que até os nossos dias, Florença continue atraindo levas de visitantes, turistas do mundo inteiro que não cessam de chegar para admirar aquelas maravilhas todas.

--> OBRAS DA RENASCENÇA <--

   A arte renascentista apresentou como o realismo de formas e proporções, a representação de corpos nus, a riqueza de detalhes, variedade de cores, a perspectiva e o
jogo de luz e sombra. São inúmeros os artistas que se destacaram no Renascimento,cujas obras ainda são referências na história da arte. Na pintura e escultura destacaram-se: Rafael Sanzio, Michelangelo, Leonardo da Vinci. Na literatura, os escritores Dante Alighieri, Luís Vaz de Camões, William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Nicolau Maquiavel, Erasmo de Roterdã.




AS CIDADES ITALIANAS E O RENASCENTISMO

Por serem o centro das atividades comercias e financeiras , as cidades oferecidas as principais oportunidades de trabalho para os artistas , atraindo poetas , escritores ,  cientistas .  Assim , o renascimento tornou-se um movimento cultural tipicamente urbano.
    A origem do movimento renascentista ocorreu na Peninsula Italica , difundindo- se ali . Fora isso , as cidades italianas tinham intensa atividade mercantil , muitos banqueiros acumularam fortunas, aplicando-as no mecenato.


                                    A PRODUÇAO ARTISTICA DA RENASCENÇA


 Durante a renascença , a pintura e a escultura tiveram significativo desenvolvimento. Muitas obras retrataram situaçoes do cotidiano e personagens greco-romana,embora os temas religiosos nao tenham sido abandonados.

# A MODA NO PERÍODO RENASCENTISTA

  As vestimentas usadas por um grupo social em determinado período têm ligação com seu modo de vida, com suas ideias e opiniões. A moda reflete os valores e a cultura da sociedade ou de parte dela.
  Segundo a pesquisadora Denise Pollini, o "modo como as pessoas se vestiram em diferentes épocas esta bastante relacionado com os aspectos sociais e culturais do período; assim, a maneira de pensar determina nossas escolhas estéticas". No livro Breve histórias da moda da pesquisadora Denise Pollini:
  "As vestimentas sofreram modificações". "As roupas apresentaram uma preocupação menor com questões utilitárias e enfocaram mais os aspectos ornamentais e estéticos". "As roupas masculinas e femininas passaram a ter seu desenho diferenciado. Até então, as vestimentas tinham basicamente a mesma estrutura para homens e mulheres, e os acessórios, penteados e detalhes  é que os diferenciam".

--> A ARTE RENASCENTISTA E OS VALORES BURGUESES <--

     A burguesia europeia vivia um período de expansão do comércio e consequente enriquecimento.Os lucros obtidos com a venda de mercadorias e com a operação de créditos ,e os empréstimos,reforçavam o otimismo dos burgueses.

    O PATROCÍNIO DAS ARTES

   A nova visão do mundo da burguesia foi em grande parte representada nas obras dos artistas renascentistas.Muitos dos comerciantes e banqueiros contratavam os artistas para fazer obras ,esculturas e pinturas para lhes darem destaque social e politico.        Ao fazerem isso eles pretendiam alcançar maior influência e prestigio no cenário da época.Os patrocinadores das arte foram chamados de mecenas e, entre eles também viviam reis e papas.


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

COTIDIANO NO RENASCIMENTO

    Para conhecermos um pouco o cotidiano das pessoas nos séculos XIV e XV vamos tomar como exemplo a realidade sociocultural da Itália desse período .
   As famílias eram constituídas por quatro pessoas nesse caso pai, mãe e dois filhos, que foi reduzida por causa das pestes por volta do século XIV. Antes disso as famílias eram bem grandes .
   Grande ou pequena a família era o espaço em que a vida privada melhor se realizava . O que importava era o  indivíduo , suas realizações , seus empreendimentos , o fato de ser bem - sucedido e poder oferecer uma vida confortável a seus familiares .
    E como eram as casas que abrigavam as famílias? Dependia do poder aquisitivo da família. No campo as casas eram feitas com paredes de barro, e teto de palha, casas de tijolos ou pedras, cobertas de telhas. As casas dos camponeses eram divididas em vários aposentos - em geral um celeiro, uma sala, um ou mais dormitórios.
   Na cidade, as casas variavam muito e também eram feitas de tijolo ou pedras. Casas mais ricas possuíam um pátio, um jardim, um depósito de cereais, uma estrebaria, um poço particular, entre outros. Entretanto, o principal sinal de riqueza era a existência de vários quartos.
   Os burgueses exibiam em sua casa várias janelas e alguns detalhes de ferro, como argolas, luminárias, porta-estantes, entre outros elementos decorativos.