Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

--> OS INCAS <--

   O povo Inca ocupavam uma extensa faixa de terra da América do sul, hoje se situam no Peru, Bolívia, Equador, Argentina, Chile e Colômbia. Por volta do século XII eles fundaram a capital Cuzco.
   Organizaram um império onde  governante era considerado filho do Deus Sol.Seu transporte e comunicação eram bastante desenvolvidos. Uma ampla rede de estradas e um eficiente sistema de correio facilitavam o controle do imperador.
 
ECONOMIA INCA
   Os Incas desenvolveram uma técnica de agricultura em terraços: na terra árida "esculpiam'" degraus,nos quais plantavam milho, feijão, batata, pimenta, abacate, tomate, amendoim, abóbora, algodão e outros produtos. Para irrigar o solo construíam canais que traziam água que escorriam das geleiras andinas.
   Criavam alpacas, lhamas, vicunhas, cuja a lã era utilizada na produção de tecidos, ponchos, xales e tapetes. Para o artesanato eles usavam couro, cerâmica, madeira, ouro, prata, cobre e bronze e ainda não conheciam o ferro.
   Nos territórios em que o povo desenvolvia a agricultura e a criação de animais, uma parte da terra e dos rebanhos pertencia ao deus sol.Em troca o povo recebia roupas e alimentos.
   A população era composta por nobres, sacerdotes, militares, funcionários públicos, artesãos, camponeses e escravos.

 CULTURA INCA

  Eles eram politeístas mais os principais deuses eram sole Wiracocha. Raramente faziam sacrifícios humanos era mais comum o de animais.Os incas desenvolveram uma escrita muito original: os quipos palavra que significa nó em inca. Eles iam fazendo nós em cordas e assim era sua escrita.

 



ENFRAQUECIMENTO POLÍTICO
  Em 1532 os espanhóis, atacaram e saquearam os territórios incas aproveitando-se da disputa entre os irmãos Atahualpa e Huáscar. O primeiro apoiado por diferentes setores da cidade,assassinou seu irmão  e tomou o pode.Divididos por essas lutas interna os incas tiveram dificuldades para enfrentar os conquistadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário