Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

OS ASTECAS

Os astecas chegaram ao vale do México por volta do século XVI, vindo de Aztlán. Eles habitavam            pequenas ilhas da região e construíam plataformas ligadas umas as outras. Lá fundaram sua capital       Tenochtitlán, que encantou os espanhóis com sua beleza e seus planejamentos.
      Os astecas praticavam agricultura em solos pantanosos, aproveitando o excesso de água para irrigar as áreas secas . plantavam pimenta e baunilha, tabaco, algodão, milho, cereais, tomate e plantas oleaginosas. Seu comércio era bastante desenvolvido - nos mercados vendiam e compravam produtos agrícolas, armas, colares, joias e escravos. Como moeda utilizavam sementes de cacau.
   Desconheciam o ferro e produziam peças artesanais como: cobre, bronze, ouro, prata, sisal, plumas coloridas, e corante colorido.
    A sociedade asteca era composta por: sacerdotes, nobres, militares, comerciantes, artesãos e camponeses, havia também os escravos.

         CULTURA ASTECA 
    Os asteca eram politeístas praticavam sacrifícios humanos, pois acreditavam que ao oferecer vida aos deuses evitaria que o mundo acabasse .Acreditavam também que ao cremar os mortos eles iriam ao paraíso.
    Na arquitetura asteca construíram praças, edifícios, templos,mercados e casas .
    O calendário asteca era bem diferente pois havia um calendário solar com 18 meses  cada mes e  20 dias comuns e 5 dias nefasto que temiam do mundo acabar
                     
ENFRAQUECIMENTO POLÍTICO
    Os astecas eram governados pelo imperador Montezuma quando , em 1519, os espanhóis chegaram, liderados por Hernán Cortéz , os astecas pensaram que era o deus Quetzalcóatl que chegaria pelo mar
    No entanto, ao perceberem que se tratava de uma invasão, os astecas iniciaram a guerra . Armas de fogo e cavalos -desconhecidos por eles e o contágio de doenças como varíola e gripe contribuíram para a vitória espanhola. Hernán Cortéz sequestrou Montezuma , então Montezuma estava morto e seu povo, destruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário