Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

COTIDIANO NO RENASCIMENTO

    Para conhecermos um pouco o cotidiano das pessoas nos séculos XIV e XV vamos tomar como exemplo a realidade sociocultural da Itália desse período .
   As famílias eram constituídas por quatro pessoas nesse caso pai, mãe e dois filhos, que foi reduzida por causa das pestes por volta do século XIV. Antes disso as famílias eram bem grandes .
   Grande ou pequena a família era o espaço em que a vida privada melhor se realizava . O que importava era o  indivíduo , suas realizações , seus empreendimentos , o fato de ser bem - sucedido e poder oferecer uma vida confortável a seus familiares .
    E como eram as casas que abrigavam as famílias? Dependia do poder aquisitivo da família. No campo as casas eram feitas com paredes de barro, e teto de palha, casas de tijolos ou pedras, cobertas de telhas. As casas dos camponeses eram divididas em vários aposentos - em geral um celeiro, uma sala, um ou mais dormitórios.
   Na cidade, as casas variavam muito e também eram feitas de tijolo ou pedras. Casas mais ricas possuíam um pátio, um jardim, um depósito de cereais, uma estrebaria, um poço particular, entre outros. Entretanto, o principal sinal de riqueza era a existência de vários quartos.
   Os burgueses exibiam em sua casa várias janelas e alguns detalhes de ferro, como argolas, luminárias, porta-estantes, entre outros elementos decorativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário