Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SONGAI

   O império Songai foi bastante original quanto a organização política e administrativa. A centralização do poder o diferenciava do sistema político vigente nos impérios de Gana e Mali.Os funcionários do governo central formavam o conselho, que discutia sobre os problemas do império.
   No século XII Gao tornou-se a capital de Songai. Por sua posição geográfica as margens do Niger, transformou-se em um grande mercado uma região privilegiada para os intercâmbios comerciais. A moeda usada eram conchas chamadas de cauris.
   Entre os séculos XV e XVI, a religião predominante em Songai não foi a Islâmica. Grande parte dos povos dos impérios, principalmente os que viviam no campo, permaneceu ligada asa crenças tradicionais.

RIVALIDADES EXTERNAS 
   O império Songai alcançou o apogeu no final do século XV, quando conquistou varias cidades do Mali. Seu governo aperfeiçoou a arrecadação de impostos e reorganizou o exército, incorporando prisioneiros e escravos como soldados. Praticava o comércio de escravos e ouro.
   No final do século XVI, Songai foi derrotado pelo Marrocos.

 OUTRAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA ÁFRICA
   De maneira geral, as sociedades africanas foram caracterizadas pelas relações de parentesco e pela fidelidade aos lideres.
   Os nômades viviam nas áreas de florestas ou nas savanas, obtendo aumento por meio da caça, pesca, coleta. Os seminômades praticavam a agricultura por meio do trabalho coletivo. Esses grupos eram poucos numerosos e reconheciam a autoridades de seu membros, quase sempre aquele que em diferentes situações da vida demostravam sabedoria.

A VIDA NAS ALDEIAS 
   Além dos impérios, também havia povos africanos que viviam em aldeias. Na Africa central, por exemplo, próximo ao rio congo, viviam os bantos, que ao longo dos seculos realizavam sucessivas migrações, ocupando mais da metade do continente. Eles povoaram terras que estavam disponíveis e misturaram-se a grupos nômades, divulgaram a criação de animais e a metalurgia. Das florestas retiravam tudo que necessitavam.
 CONTATOS E ALIANÇAS 
   O contato entre as diferentes aldeias era feito pelo comercio ou pelos casamentos. Quando havia interesses em comum, as aldeias se uniram e formavam confederações.
   Ao se casar com varias mulheres, o chefe fazia aliança com diferentes famílias e garantia muitos descendentes.

   TRADIÇÕES 
   A relação dos africanos com o mundo espiritual se refletia no dia dia das aldeias. Os fenômenos eram explicados pela ação de forças sobrenaturais. Assim os sacerdotes tinham grande importância social e politica. Eles realizavam os rituais no quais eram feitas consultas e previsões para orientar as decisões dos chefes e a vida de toda a comunidade. 
   Na maioria das sociedades africanas as historias eram contadas oralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário