Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

--> MALI <--

      Não se sabe ao certo a origem do império Mali.Sabe-se que seu fundador foi Sundiata,ou Mari Djata , o "Leão do Mali".
     Sundiata ficou conhecido por respeitar a os costumes e tradições das províncias que conquistou.Sua administração flexível fez com que o Império se parecesse mais com uma federação de reinos do que com uma organização unitária.A segurança das pessoas era garantida por um exército que se manteve invencível por muito tempo.
   
ECONOMIA MALI
O império Mali superou Gana em extensão e poder,fazendo novos contatos comerciais com povos do norte da África.Os vários rios da região sobretudo o Níger,facilitavam o transporte de mercadorias, sendo as principais o ouro e a noz-de-cola.No império Mali,a economia era baseada no comércio de ouro,mas também na agricultura e criação de animais.
     O governo cobrava impostos da população em forma de produtos ou serviços.
      Tombuctu era uma das principais cidades desse império.Importante centro comercial e cultural.Ela fazia parte da rota das caravanas que atravessava o deserto do Saara .
      Em fins do século XIV  Mali sofreu sucessivos ataques externos que o enfraqueceram.No século XV,seus governantes fizeram aliança política e militar com os portugueses, recém chegados da África.No entanto isso não interrompeu o processo de enfraquecimento do império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário