Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

--> AS NOVAS IGREJAS REFORMADAS <--

    No século XVI as críticas á igreja católica resultaram na formação de novas religiões cristãs na Europa, processo conhecido como Reforma Religiosa.
    Em 1517 ,na cidade de Wittenberg, localizada no Sacro Império Romano-Germânico, o monge católico Martinho Lutero escreveu um documento com 95 críticas aos comportamentos do clero e colou esses manuscritos na porta da catedral da cidade,para que a população tomasse conhecimento de suas ideias.

ALGUMAS DAS 95 TESES DE LUTERO

Tese 6: O papa não pode perdoar dívida, senão declarar e confirmar aquilo que já foi perdoado por Deus, ou então o faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezarmos, a dívida em absoluto deixaria de ser anulada ou perdoada.(...)
Tese 23: Verdade é que se houver qualquer perdão plenário das penas, este apenas será dado aos mais perfeitos, que são muito poucos.(...)
Tese 27: Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma de vai do purgatório.(...)
Tese 71: quem levanta a sua voz contra a verdade das indulgências papais é excomungado e maldito.
Tese 86: Porque o papa, cuja afortuna é maior do que a de qualquer Creso, não prefere construir a Basília de São Pedro de seu próprio bolso em vez de o fazer com o dinheiro de cristãos pobres? (...)
Tese 92: Fora, pois, com todos esses pregadores que dizem á Igreja de Cristo: Paz! Paz! Sem que haja paz! (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário