Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

# LUTERANISMO

   Lutero foi considerado inimigo da Igreja católica e, em 1520, foi excomungado pelo papa Leão X. Fundou nova religião também baseada nos ensinamentos de Cristo e na crença de que ele era filho de Deus e o salvador dos homens.
   A religião luterana defende que a salvação da alma e obtida pela fé, que deve ser fortalecida pelo o escudo da Bíblia. Assim, tornou-se necessário traduzi-la para as línguas nacionais, pois até aquela época somente o clero tinham acesso à leitura da Bíblia, escrita em latim. 
   Entre os líderes da Igreja luterana (denominados pastores), não há um chefe religioso com poder equivalente ao papa católico. No luteranismo, os pastores podem se casar e ter filhos. O culto aos santos não é praticado, pois se considera desnecessário haver "mensageiros" entre as pessoas e Deus.
   O sacramento é uma forma de se aproximar de Deus e receber suas bênçãos. Ele marca a fé e obediência a Deus. A igreja luterana tem  dois sacramentos: batismo e eucaristia.
   A igreja teve como seguidores os camponeses, nobres e burgueses, pois estavam sendo esplorados e descontentes com a Igreja católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário